"Apenas sentimentos, refletidos através de uma conversa, filme, livros, séries, tudo aquilo que nos faz enxergar a vida de uma forma diferente e irrefletida em nossas emoções".

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Caridade

Não quero discutir nenhuma religião, nem ao menos afirmar qual é a certa ou errada, posso tentar explicar cada uma delas, mas quero falar o que é a caridade.
Na religião católica, que já está denegrida desde o início dos tempos, pela ambição de seus seguidores e também pela corrupção do próprio homem
Na evangélica ( Batista, 7 dias, Adventistas e tantas outras), apenas uma imitação diferenciada da católica, mas ainda denegrida por poder em ser a certa e o esquecimento de amor ao próximo
Nas doutrinas africanas, que descendemos Umbanda e Candomblé que pela ambição dos que recebem os dons dados por Deus, esqueceram de transmitir seus conhecimentos e ajudas por status e riqueza.
No espiritismo, que galga seu caminho frente a dificuldade de ser aceito e mesmo de forma diferenciada em que prega, muitas vezes se deixa levar por status ou até mesmo seus dirigentes esquecem que o trabalho está na prática.
Na seita Seicho-no-Ei, que nos prega que tudo é uma forma primitiva de pensamento, esquecendo que dentro do homem já tem aquela maldade impura de outros tempos e que só se pode mudar na busca constante de um caminho como de Jesus.
Não vou falar que é hipocrisia, culpa a religião, doutrina ou seita, pelos nossos erros ou julgamentos impensados sem conhecimento, mas sim pela prática constante que temos de um julgamento impensados e sem conhecimentos.
O homem até hoje não sabe explicar o que é fé nem quem é Deus, muitas vezes num pensamento racional chegamos a dizer que nada existe, mas num momento de pura emoção e desilusão encontramos aquilo que nós é primordial fé e deus e sim neste instante sabemos pedir e aceitar suas doutrinas passadas de uma geração a outra ou de um tempo antigo para o atual.
O que realmente quero falar é sobre a caridade pregada hoje em dia, aquela que diz dá ao pobre o que mais tem, será que desta forma mataremos a fome daquele irmão, sim pois, Jesus nos diz que todos somos irmãos por ele e até agora a contradição não nos levou a nenhum caminho de respostas cientificas.
Acredito que a caridade seja, como a educação algo raro nos dias atuais, mas ainda praticados por pessoas despidas de todo materialismo, que chegam a se desprender do mundo e vivem de forma humilde, assumo ainda não aprendi esse desprendimento, adoro um pouco de conforto, mas será que por esse egoísmo não posso aprender a trabalhar a caridade?
Caridade, é o momento em que você sorri, para uma pessoa na rua, um sorriso singelo em que transmite para ela uma confiança no dia e também uma paz de dentro e você nem pode imaginar que esse seu pequeno gesto pode mudar o dia dela, é o momento em que você pará para ouvir um desconhecido seu infortuno e lhe dá total atenção e também conselhos, é quando você dá um abraço em alguém sem nenhum motivo, só pelo prazer de abraçar e transmitir sua afeição, é quando uma pessoa está em necessidade e você estende a mão se perguntar nada ou esperar retorno, é ajudar o teu próximo que vive contigo e que muitas vezes você não dá atenção, é quando você tem um pouco a mais de roupa ou alimento e decide doar para qualquer pessoa, apenas pelo ato de saber que ela estava a necessitar.
A caridade tem que ser constante, não pode ser semanal, mensal ou anual e sim diária, tem que ser feita de coração, pois tudo tem um motivo apenas, não sabemos.
Agora lhe pergunto o que é religião? A minha é apenas tentar seguir o caminho daquele que veio a terra e tanto nos ensinou e sofreu Jesus, agir com o próximo como gostaria que agissem comigo, é em cada momento da minha passagem plantar uma plantinha de esperança, pois enxergo desta forma os ensinamentos de Jesus e quem sabe aprender como ele a ser humilde, me colocar no lugar do outro.
Comece hoje a praticar a caridade sem esperar retribuição, mas ainda tem dúvida do que é? ou só conhece a palavra caridade quando ela vem indicando o Amor? Sim o maior gesto de caridade no mundo é o amor, pois desta forma você aprenderá a dá o que tem de melhor você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Desabafo